CIRURGIAS

Doença Hemorroidária

Introdução: Plexo hemorroidário é o conjunto de vasos (arteríolas e vênulas) presentes na região anal e comum a todas as pessoas. Doença hemorroidária é a patologia desenvolvida em que tais vasos se dilatam, formando “varizes” na região. O mecanismo fisiopatológico para que ocorra essa dilatação envolve o aumento de pressão no interior destes vasos (por exemplo em pacientes constipados) e o trauma local (por exemplo devido ao uso excessivo de papel higiênico).

Quadro Clínico: É comum pacientes referirem sangramento anal após as evacuações ou ao efetuarem a higienização local. Alguns podem referir prurido anal e a percepção de um abaulamento na região ao se banharem. Dor é menos frequente na doença hemorroidária, mas pode ser referida nos casos de complicação como a trombose hemorroidária.

Exames: O exame físico, contemplando a inspeção anal e o toque retal, geralmente são suficientes para o diagnóstico. Para casos específicos, pode ser solicitado o exame proctológico, que contém a anuscopia e a retosigmoidoscopia rígida além da inspeção e do toque retal já mencionados.

Tratamento: Dividimos em medidas clínicas e abordagem cirúrgica. As medidas clínicas visam abordar os mecanismos fisiopatológicos envolvidos na doença hemorroidária. Sendo assim, deve-se buscar dieta laxativa, rica em fibras e com adequada hidratação oral. O uso de papel higiênico deve ser evitado, dando preferência a higiene local através de banho propriamente dito ou banho de assento. O uso de lenços umedecidos sem fragrância pode substituir o papel higiênico. A abordagem cirúrgica tem algumas modalidades distintas. A cirurgia de Milligan Morgan visa a retirada direta do mamilo hemorroidário doente e ligadura dos vasos. Outra técnica utilizada é o PPH (procedimento para prolapso hemorroidário), em que se realiza uma plicatura da mucosa com uso de um grampeador acima da hemorróida, diminuído a sintomatologia e complicações.

11 3167-3886 | 3167-3887

Rua Tabapuã, 1123 - conj 21/22 - São Paulo - SP

contato@gastrokt.com.br