Notícias

Gravidez pós-cirurgia bariátrica, saiba quais são as recomendações

Gravidez pós-cirurgia bariátrica, saiba quais são as recomendações

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) reuniu especialistas para debater a gravidez após a cirurgia bariátrica, no Barilive desta terça-feira (14). Participaram do programa o cirurgião bariátrico Gustavo Quadros, a ginecologista Clícia Quadros e o especialista em cirurgia digestiva, Roberto Kaiser Junior

O tema desta semana foi “gravidez pós-cirurgia bariátrica. Quando poderei engravidar e quais cuidados?”.

De acordo com os especialistas a fertilidade da mulher aumenta após a cirurgia e a orientação é que a paciente espere pelo menos um ano antes da gravidez. “A mulher está perdendo muito peso e isso leva a grandes mudanças hormonais”, afirmou Kaiser. “Além da mulher aumentar a fertilidade a imagem corporal também melhora, devido ao emagrecimento e isso aumenta o desejo sexual”, explicou Gustavo Quadros.

Clícia afirmou que a alta hormonal acontece devido a perda de peso, independente do motivo desse emagrecimento. “Depois que a mulher tem uma perda de peso significativa, dependendo do grau que tem de sobrepeso e obesidade, ela tem um retorno da fertilidade muito rápido e uma regularidade dos ciclos hormonais”, explicou.

Segundo a ginecologista, a menor indicação atrelada a maior possibilidade de gravidez indica a utilização de métodos contraceptivos específicos. “O ideal é que antes de operar a mulher já se programe para evitar a gravidez. A pílula oral deixa de ser eficaz, um dos métodos mais indicados é o DIU, mas isso deve ser avaliado pela ginecologista da paciente”, afirmou Clícia.

Vitaminas

Após a cirurgia bariátrica a absorção de substâncias pelo corpo não é tão eficaz e, devido às restrições alimentares, entre as principais preocupações está o nível de vitaminas da gestante. “Peço o acompanhamento de uma nutricionista para indicação de uma alimentação adequada e suplementos vitamínicos. Também indico vitaminas específicas para a gestação”, explicou Clícia.

A deficiência vitamínica pode trazer complicações para a gestante. “Pode acontecer de as restrições alimentares afetarem o crescimento do bebê, por isso é muito importante o acompanhamento nutricional”, reafirmou a ginecologista.

Engravidar antes ou depois da bariátrica?

A recomendação dos médicos é que a gestação ocorra pelo menos um ano após a cirurgia. “O ato cirúrgico em si não muda”, afirmou Kaiser sobre a bariátrica. “Pensando no bem-estar materno e fetal recomendamos operar primeiro”, afirmou Clícia.

De acordo com o cirurgião Kaiser, o ideal é que a gravidez seja planejada. “Procurar um ginecologista antes e tentar corrigir as possíveis deficiências de vitaminas”.

Caso ocorra uma gestação precoce e não planejada, o risco de ruptura de pontos ou grampos devido a gravidez, desaparece 30 dias após a bariátrica.

Ganho de peso

De acordo com a ginecologista, a gestante deve ganhar peso mesmo após a bariátrica. “Esperamos que uma grávida engorde, isso é ideal desde que seja feita de uma forma saudável e que a mulher perca o peso após o parto. O ideal é que ela tenha uma alimentação adequada, inclusive no pós-parto, e volte às atividades físicas assim que conseguir”, explicou.

Segundo Kaiser, não é possível especificar a quantidade ideal de perda ou ganho de peso caso a gestação aconteça logo após a cirurgia. “Pode ser calculado por porcentagem ou por quilos e ao mesmo tempo que a paciente bariátrica precisa emagrecer a gestante precisa ganhar peso. Isso precisa ser avaliado com o médico responsável em cada um dos casos”, disse.

As transmissões do Barilive acontecem todas às terças-feiras, às 20 horas, ao vivo pelo Facebook da SBCBM.

 



11 3167-3886 | 3167-3887

Rua Tabapuã, 1123 - conj 21/22 - São Paulo - SP

contato@gastrokt.com.br