Câncer de Cólon
Introdução: Com grande relevância entre as causas de mortalidade por neoplasia maligna (câncer) em nosso país, o câncer de cólon é motivo de procura ao cirurgião geral e do aparelho digestivo. Entre todos os cânceres, é a quarta maior causa de óbito entre os homens e a quinta entre as mulheres, segundo dados do Sistema de Informação de Mortalidade do Ministério da Saúde. Indivíduos na quinta e sexta décadas de vida são mais comumente afetados.
Quadro Clínico: A depender da localização do tumor no intestino grosso, podem ser encontrados com maior ou menor frequência os seguintes sintomas: dor, perda de peso, alteração do hábito intestinal, afilamento das fezes, sangramento às evacuações, massa abdominal palpável, fraqueza secundária a anemia.
Fatores de Risco: Dieta rica em gordura animal e fatores familiares.
Fatores Protetores: Dieta rica em fibras.
Diagnóstico: Com base na história clínica e no exame físico devem ser solicitados métodos complementares, entre os quais a colonoscopia e a tomografia computadorizada de abdome. Para alguns tumores mais baixos, próximos ao canal anal, a ressonância nuclear magnética pode ter valia. Como acompanhamento do tratamento, a dosagem de um antígeno presente no sangue (CEA) é feita de rotina. Para rastreio populacional, a pesquisa de sangue oculto nas fezes e a colonoscopia devem ser realizadas a partir dos 50 anos.
Tratamento: A base do tratamento é a cirurgia para retirada do segmento afetado. O uso de terapias neo adjuvantes (antes da cirurgia) ou adjuvantes (após a cirurgia) como a quimioterapia e a radioterapia tem seu uso bem estabelecido em acompanhamento com o Oncologista.