CIRURGIAS

Hérnias da Parede Abdominal

Introdução: Hérnia de parede abdominal é toda falha ou defeito da musculatura que compõe a parede abdominal e que permite que o conteúdo abdominal passe por tal falha ou defeito. Podemos encontrar vários tipos de hérnias da parede abdominal, entre as quais se destacam: hérnia inguinal, hérnia incisional, hérnia umbilical e hérnia epigástrica.

- Hérnia Inguinal pode ser decorrente ou de uma fraqueza da musculatura na região inguinal ou do alargamento do canal inguinal, por onde passam estruturas vasculares e pertencentes ao trato reprodutor. Causa muito frequente de consulta ao cirurgião geral e do aparelho digestivo.

- Hérnia Incisional é secundária a algum procedimento cirúrgico abdominal prévio e ocorre quando o defeito da musculatura se dá no local da incisão. Vários fatores influenciam no aparecimento desse tipo de hérnia: obesidade, tabagismo, técnica cirúrgica inadequada, esforço abdominal excessivo, entre outros.

- Hénia Umbilical, como o nome já diz, ocorre quando há um defeito da musculatura coincidindo com a cicatriz umbilical. Igualmente muito frequente.

- Hérnia Epigástrica abrange as falhas da parede abdominal na linha média acima da cicatriz umbilical.

Quadro Clínico: No geral, a primeira queixa relacionada ao diagnóstico de hérnias abdominais é o abaulamento no local de aparecimento da hérnia. Tal abaulamento pode ocorrer espontaneamente ou apenas às manobras de esforço. O relato de dor não é infrequente e muitas vezes pode levar o paciente a buscar atendimento em Pronto Socorro. Complicações podem ocorrer quando temos conteúdo abdominal (por exemplo um pedaço de intestino) encarcerado dentro da hérnia, levando a parada no trânsito intestinal. Casos extremos podem apresentar estrangulamento de segmento intestinal, com necrose do mesmo por falta de irrigação sanguínea. Tais complicações devem receber atendimento de urgência.

Exames: O exame físico bem feito associado à história trazida pelo paciente muitas vezes já leva ao diagnóstico da maioria das hérnias abdominais. Alguns casos podem precisar de exame de imagem para a confirmação diagnóstica, onde a ultrassonografia de parede abdominal tem grande relevância.

Tratamento: é iminentemente cirúrgico. Para cada tipo de hérnia abdominal existe uma ou mais técnicas cirúrgicas descritas. Muitos casos se beneficiam do uso de tela para redução do índice de recidiva da doença.

11 3167-3886 | 3167-3887

Rua Tabapuã, 1123 - conj 21/22 - São Paulo - SP

contato@gastrokt.com.br