Notícias

Cirurgia Bariátrica - Como saber se é o meu caso?

Cirurgia Bariátrica - Como saber se é o meu caso?

Saiba a resposta para dúvidas sobre pré-requisitos para a realização do procedimento cirúrgico

Ao longo dos anos a medicina tem desenvolvido e aprimorado tratamentos no combate a obesidade, que hoje, já é considerada uma epidemia mundial pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Restaurar a saúde e a qualidade de vida dessas pessoas que sofrem com a doença é um desafio. Algumas formas de combatê-la são eficazes em determinados casos, como a prática de atividades físicas, reeducação alimentar e o uso de medicamentos específicos; porém, quando a obesidade torna-se grave e o paciente não responde aos tratamentos clínicos, é necessária uma intervenção cirúrgica.

Nestes casos, em especial, para chegar ao diagnóstico de uma cirurgia bariátrica, também conhecida popularmente como redução do estômago, existem critérios rígidos e determinados pelo Conselho Federal de Medicina e Agência Nacional de Saúde.

Considerando algumas dúvidas recorrentes recebidas pelo Instituto Garrido, resolvemos respondê-las para ajudar com alguns esclarecimentos. Acreditamos que a informação é bem mais importante de um ser humano em qualquer circunstância da vida. Vamos às perguntas e às respostas!

1 - O que caracteriza uma obesidade grave ou mórbida?
Quando o excesso de peso causa prejuízos para a mobilidade e saúde de uma pessoa levando-a a um risco de morte.

O organismo pode ser acometido com maior probabilidade por doenças como o diabetes, hipertensão arterial, arteriosclerose, ataque do coração, derrame cerebral, artrite, varizes, flebites, doenças pulmonares, infertilidade, feridas nas pernas por má circulação, doenças de pele, além de problemas de convívio social e psicológicos.

2- Quais são os pré-requisitos para fazer a cirurgia bariátrica?
De acordo com as regras do Ministério da Saúde e Conselho Federal de Medicina, os critérios de indicação para a cirurgia bariátrica e metabólica são:

– Índice de Massa Corpórea (IMC) = ou > 40kg/m² ou IMC = ou > 35kg/m² com pelo menos duas doenças associadas graves, tais como: hipertensão arterial, diabetes mellitus tipo 2, excesso de colesterol/triglicérides, apneia do sono, artrose de joelho/quadril/coluna ou hérnia de disco.

– Fracasso de tratamentos clínicos (remédios) por dois anos.

– Controle ou ausência de doenças que tornem o risco cirúrgico inaceitável, tais como: insuficiência respiratória, insuficiência cardíaca, cirrose do fígado.

– Condições de compreender o funcionamento das operações e a necessidade de colaborar para seu bom resultado.

3 - O que é IMC? Como calcular?
O Índice de Massa Corporal (IMC) é reconhecido como padrão internacional para avaliar o grau de obesidade. O IMC é calculado ao dividir o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros). Por exemplo, uma pessoa de 80kg e 1,80m de altura tem IMC de 24,7 kg/m2, ou seja, peso natural.

4 - Como é a avaliação médica?
Os médicos realizam exames a fim de verificar qual o estado geral da saúde do paciente. Se há alguma patologia que impossibilite que a cirurgia bariátrica seja realizada e traga algum risco de morte, por exemplo. O histórico de saúde, tanto pessoal como familiar também é analisado e levando em consideração. Com base nessa forma de uma avaliação criteriosa é que será definido se a cirurgia é uma opção viável ou não.



fonte: SBCBM - Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica


11 3167-3886 | 3167-3887

Rua Tabapuã, 1123 - conj 21/22 - São Paulo - SP

contato@gastrokt.com.br