Notícias

Entenda a importância da fisioterapia no pré e pós-operatório de cirurgia bariátrica e metabólica


A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) promoveu, na última quinta-feira (19), um encontro entre os cirurgiões bariátricos Tiago Szego e Marcos Leão Vilas Bôas com as fisioterapeutas Isabel Franco Lopes e Karla Cusmanich para debater como a fisioterapia auxilia no pré e pós-operatório.
Segundo as especialistas, a ideia da fisioterapia aplicada no pré-operatório é preparar o paciente e diminuir disfunções respiratórias no intra e pós-operatório imediato. Um dos exercícios pode ser realizado pelo paciente em casa com exercitador respiratório, “O importante é o paciente entender qual é o exercício que a gente quer que ele faça e ter o aparelho do lado da cama facilita”, diz Isabel Franco Lopes. “É aplicável porque tem baixo custo e benefícios e dá um feedback visual para os pacientes porque quando o paciente puxa o ar as bolinhas sobem”, completa Karla Cusmanich.
No pós-operatório, o trabalho se estende para adequar o paciente às mudanças do centro de gravidade do próprio corpo. Uma das principais queixas nesta etapa são as dores nas costas, causada principalmente pela fraqueza muscular da região lombar. Com centro de gravidade do corpo alterado, o peso por muito tempo pode ter sobrecarregado a articulação.
“A gente pode trabalhar com eletroterapia, orientar alongamentos e posicionamento no leito adequado mas o principal é a mobilização. Se movimentar no pós-operatório é a melhor opção”, explica Karla. “O quanto antes ele ficar sentado também ajuda. Nós deixamos poltronas para que os pacientes levantem ou fiquem sentados para aliviar a lombar”, complementa Isabel.


Para ler a matéria na íntegra acesse www.sbcbm.org.br

11 3167-3886 | 3167-3887

Rua Tabapuã, 1123 - conj 21/22 - São Paulo - SP

contato@gastrokt.com.br